A presença de biofilmes em um processo industrial pode ser indicada por uma combinação de sinais e cenários. Alguns dos indicativos comuns incluem: 

Análises microbiológicas: Ao avaliar as análises microbiológicas, é fundamental considerar o todo e não se limitar apenas a análises de superfície, a fim de identificar os sinais da presença de biofilmes. 

É ideal que se adote uma abordagem abrangente, incluindo análises de amostras de diferentes áreas ou turnos e componentes do sistema. 

Isso envolve examinar meticulosamente os resultados das análises microbiológicas, levando em consideração diversos fatores, como a contagem de microrganismos, a identificação de patógenos, o nível de deterioração e outros indicadores relevantes, tais como: 

  • Presença de microrganismos ou picos de contagem em agua de enxágue, linhas de amostragem, entre outros. 

  • Aumento na presença de desvios microbiológicos em produtos, superfícies ou demais análises no decorrer da semana. 

  • Presença de microrganismos em produtos finais e análises de superfície dentro do padrão. 

  • Aumentos de contaminação no ambiente, como a presença de microrganismos patogênicos. 

  • Aumento de falhas ao utilizar dispositivos de ATP (Adenosina Trifosfato). 

Vida útil dos produtos: Os biofilmes podem ter um impacto direto na qualidade dos produtos, podendo abrigar bactérias deteriorantes em sua proteção. Indicativos são: 

  • Deterioração rápida dos produtos. 

  • Redução do prazo de validade dos produtos. 

  • Presença de pequenas falhas não comuns no produto. 

Características visuais: A presença de biofilmes pode ser identificada por características visuais, texturas e odores, mas nem sempre isso ocorre. Alguns sinais visuais são: 

  • Texturas viscosas ou ásperas, incluindo micro abrasões. 

  • Aparência viscosa amarelada, marrom ou outras variações. 

  • Odores não inerentes ao processo. 

 

Como podemos te ajudar? 

A Diversey possui em seu portfólio uma ampla gama de produtos químicos de alta tecnologia, desenvolvidos para atender às demandas de todos os setores da indústria, com foco nos objetivos de qualidade, custo, produtividade e ESG (Environmental, Social and Governance). Cada produto é cuidadosamente formulado e acompanhado por recomendações técnicas elaboradas por nossos especialistas altamente experientes e conhecedores do mercado. Dessa forma, garantimos que os desafios e dificuldades enfrentados pela indústria sejam superados de maneira eficiente e eficaz. 

Além disso, a Diversey também oferece um abrangente conjunto de serviços na área de KBS (Knowledge Based Services), que englobam projetos e ações voltados para a identificação, análise e proposição de soluções estratégicas para os desafios específicos enfrentados pela indústria. Esses serviços são executados por nossa equipe de especialistas que possuem profundo conhecimento técnico e expertise, assegurando que as melhores práticas e abordagens sejam aplicadas para enfrentar e resolver os problemas enfrentados pelas empresas. 

Acesse nosso site e confira o portfólio! 

Nosso compromisso é fornecer produtos e serviços de alta qualidade que atendam às necessidades da indústria, alavancando nosso conhecimento e experiência para superar desafios e impulsionar o sucesso no negócio de nossos clientes.