Minimizando os efeitos da eletricidade estática no processo de secagem

Static Electricity Laundry Blog Static Electricity Laundry Blog
David Hammerquist
Operational Excellence Manager PNW, Fabric Care Specialist
Mar 08, 2022

 

O acúmulo de eletricidade estática em secadores tem sido um desafio na indústria têxtil desde a invenção da secadora. Uma das principais razões pelas quais esse problema continua é a falta de compreensão da causa da eletricidade estática e como mitigá-la.

 

A eletricidade estática geralmente é causada pelo efeito triboelétrico, que é simplesmente a fricção de materiais diferentes. Durante o processo de fricção, os elétrons de um material com baixa afinidade por elétrons transferem elétrons para outro material com forte afinidade por elétrons. O material que libera elétrons desenvolve uma carga positiva, enquanto o material que coleta os elétrons desenvolve uma carga negativa. Essas cargas permanecem nos materiais até entrarem em contato com um caminho condutor que fornece um caminho de volta ao material original. Se não houver um caminho condutor para os elétrons retornarem continuamente os elétrons acumulados ao material original, os elétrons acumulados serão descarregados com força para um objeto aterrado. Muitas vezes essa descarga pode ser sentida, ouvida ou mesmo vista na forma de um arco elétrico. Quando o objeto aterrado é uma pessoa que toca o material, essa descarga pode produzir desde uma leve sensação de formigamento até um choque doloroso.

 

O acúmulo de eletricidade estática é intensificado em ambientes de baixa umidade que normalmente ocorrem sazonalmente, geralmente durante o inverno em muitas áreas. A umidade no ar aumenta a condutividade que fornece um caminho condutor para os elétrons deslocados retornarem ao material original, essencialmente reduzindo ou virtualmente eliminando o acúmulo de elétrons. Sem um acúmulo de elétrons, as cargas de eletricidade estática não podem existir.

 

Quando os tecidos são secos em uma secadora, a fricção dos tecidos enquanto caem na secadora faz com que tecidos com forte afinidade por elétrons coletem elétrons de materiais com afinidade mais fraca por elétrons. Os elétrons coletados fazem com que um tecido desenvolva uma carga negativa enquanto o material que está liberando elétrons desenvolve uma carga positiva. Desde que os tecidos retenham uma quantidade suficiente de umidade, a umidade fornece um caminho condutor para os elétrons retornarem ao tecido original. Uma carga estática quase nunca se acumula no linho molhado, mas à medida que o tecido seca, o acúmulo estático começa a se intensificar. Quanto menor a retenção de umidade no tecido, mais intensa se torna a carga estática.

 

Na maioria dos casos, a eletricidade estática pode ser facilmente mitigada através de mudanças simples nos procedimentos de secagem. Aqui estão alguns passos para ajudar a reduzir a eletricidade estática que pode ocorrer:

 

Não seque demais os tecidos.

 

Uma vez que a umidade se foi, o caminho condutor entre os tecidos se foi, prendendo os elétrons transferidos. Isso faz com que uma carga elétrica negativa permaneça no tecido que será descarregada quando um caminho para o terra for fornecido. Infelizmente, muitas vezes esse caminho é a pessoa descarregando a secadora. Quanto mais tempo a secadora funcionar depois que os tecidos estiverem secos, mais forte será a carga. Os tecidos nunca devem ser completamente secos e devem ser deixados com um leve teor de umidade. Essa pequena quantidade de umidade ajudará a devolver os elétrons coletados de volta ao material original do qual foram coletados, ajudando a eliminar as cargas estáticas armazenadas.

 

Não misture tecidos diferentes na secadora.

 

Diferentes pesos, tipos, misturas e sobre toda a estrutura dos tecidos secarão em diferentes taxas e temperaturas. O algodão retém muito mais umidade do que um tecido sintético. A umidade extra retida significa que o algodão exigirá mais tempo e calor para evaporar o maior volume de umidade. Quando o algodão e os tecidos sintéticos são misturados na secadora, os tecidos sintéticos secam muito mais rapidamente do que o algodão e, sem o caminho condutor da umidade, os tecidos completamente secos começam a acumular uma carga elétrica estática enquanto os tecidos de algodão ainda estão úmido. Quanto mais tempo o secador funcionar depois que os tecidos sintéticos estiverem secos, mais forte será a carga.

Isso também pode ocorrer quando o atoalhado e a roupa de cama são misturados. Embora as roupas de cama possam conter uma porcentagem de algodão, elas retêm muito menos umidade do que 100% algodão e as misturas secam muito mais rapidamente do que o felpudo. Continuar a secar o atoalhado enquanto a roupa de cama já está seca fornecerá um gerador estático ideal na roupa de cama enquanto o atoalhado termina de secar. Quanto maior o conteúdo sintético na roupa de cama, mais rápido ela secará, deixando ainda mais tempo para criar uma carga ainda maior.

 

Não sobrecarregue as secadoras.

 

Embora nenhum dano ocorra a uma secadora quando carregada até a capacidade máxima, a eficiência de secagem será impactada negativamente. Os secadores funcionam em dois fatores principais: fluxo de ar e calor. O calor evapora a umidade e o fluxo de ar move a umidade para fora do secador através da ventilação de exaustão. Ambos os fatores são necessários para secar os tecidos com eficiência. Calor sem fluxo de ar apenas criará um banho de vapor. O fluxo de ar sem calor fará com que o processo de secagem seja extremamente lento. Ambos os fatores são necessários para uma secagem eficiente. Em um secador, o ar é aspirado através do queimador para aquecer o ar aspirado no secador. O ar aquecido entra na parte superior da secadora, que flui ao redor e através dos tecidos e, em seguida, sai da secadora pela abertura de exaustão.

 

Uma secadora sobrecarregada reduz o contato do fluxo de ar com os tecidos para que apenas os tecidos externos na carga sequem efetivamente. O tecido no meio da carga levará muito mais tempo para secar devido ao contato muito limitado com o ar aquecido, que devido à densidade do centro da carga, flui principalmente ao redor da carga. A parte externa secará e começará a criar uma carga estática enquanto a parte interna ainda estiver úmida. Quando o meio da carga está finalmente seco, o exterior acumula uma carga estática significativa.

 

Uma solução simples é reduzir o tamanho da carga na secadora. Normalmente, uma carga menor reduzirá bastante o tempo de secagem, o que garantirá que não haja perda de produtividade. Na maioria dos casos, a produtividade através das secadoras realmente aumentará com tamanhos de carga reduzidos devido à melhoria na eficiência da secagem.

 

Outro problema que ocorre com secadoras sobrecarregadas e tempo de secagem prolongado é o aumento do desgaste dos tecidos. O calor seco junto com a fricção do contato entre os tecidos que caem na secadora quebra as fibras fazendo com que elas se desgastem mais rápido.

 

Use um amaciante de roupas de boa qualidade.

 

A maioria dos amaciantes de tecidos são surfactantes à base de catiônicos que são à base de óleo. Usar um amaciante de roupas de boa qualidade pode ajudar a controlar as cargas estáticas que se acumulam no tecido. Ao introduzir um amaciante de tecidos líquido na lavadora, o amaciante permeia o tecido e ajuda a fornecer um caminho condutor no qual os elétrons podem retornar ao seu material original. Embora um dos principais objetivos de um amaciante seja substituir os óleos naturais encontrados nas fibras naturais que são removidos durante o processo de lavagem, ele também pode equilibrar os elétrons entre os tecidos, o que, por sua vez, reduzirá bastante ou até eliminará as cargas estáticas.

 

Os surfactantes à base de óleo também fornecem lubrificação aos tecidos, o que reduz o atrito entre os tecidos na secadora e ajuda a limitar as cargas estáticas indesejadas. Infelizmente, se a secadora funcionar por muito tempo em uma temperatura muito alta, mesmo o melhor amaciante de roupas não poderá eliminar todas as cargas estáticas.

 

Uma excelente escolha em amaciantes está disponível. Conheça o amaciantes de tecidos, Clax