Dia da Terra 2020 - O aniversário de ouro do Dia da Terra

Earthday 2020 Earthday 2020
Dan Daggett
Vice President, Corporate Sustainability
Jul 01, 2021

No dia 22 de abril comemoramos o 50º aniversário do Dia do planeta Terra e esta data ocorre durante um período de incerteza e medo, no qual estamos unidos para derrotar uma pandemia global. No Dia da Terra, provavelmente teremos mais de 2 milhões de infectados por COVID-19 em todo o mundo e milhares de mortes trágicas. À primeira vista, pode não parecer um momento apropriado para se preocupar com questões ambientais, tais como, poluição do ar, escassez de água ou mudança climática. Enquanto nossa maior prioridade é sem dúvida combater a pandemia, o Dia da Terra nos faz lembrar que o planeta é um ecossistema único e interconectado. Como resultado, muitas catástrofes serão cada vez mais globais e influenciadas pelo meio ambiente.

 

Desde a primeira comemoração do Dia do Planeta Terra, em 1970, a população mundial mais que dobrou e a economia global se expandiu 20 vezes[1]. Questões ambientais como mudança climática, aumento dos níveis dos oceanos e poluição pelas embalagens plásticas, estão sendo impulsionadas por uma população global crescente e pela expansão do comércio internacional. Assim como as doenças infecciosas, esses desafios não são restringidos por fronteiras geopolíticas ou nacionalidades. Também existem evidências crescentes de que as mudanças climáticas e o desmatamento estão levando a surtos de doenças infecciosas, pois as pessoas estão em contato mais frequente com patógenos zoonóticos, ao se estabelecerem em novos locais, tirando o habitat de espécies e convivendo com padrões climáticos alterados[2]. Este ano, O Dia do Planeta Terra, serve como um sinal importante de que os desafios globais exigem colaboração internacional e reconhecimento do vínculo entre meio ambiente e doenças.

 

Assim que superarmos a pandemia, teremos a oportunidade de repensar muitos dos sistemas e processos que o COVID-19 desestabilizou em todo o mundo. Existem pedidos de uma "reinicialização verde” (green reboot) para integrar a gestão ambiental nos esforços de recuperação do planeta [3][4]. Na Diversey, onde nossa missão é proteger e cuidar das pessoas, vamos ajudar os hotéis, restaurantes, lojas, aeroportos e escritórios a retomarem seus negócios, oferecendo produtos e procedimentos de desinfecção e higiene. Haverá grandes expectativas em relação à limpeza e à higiene, mas não precisamos sacrificar a responsabilidade ambiental enquanto estivermos atendendo a esses requisitos e auxiliando na recuperação de nossos clientes.

 

Ao longo dos quase 100 anos da Diversey, como fornecedora de tecnologias de limpeza e higiene, demonstramos que a gestão ambiental é importante para os negócios. Em 2020, a limpeza e desinfecção profunda de todas as instalações podem ser feitas com produtos e tecnologias eficientes e que também são capazes de evitar o desperdício, através da economia de água e energia, além de proteger a saúde dos colaboradores. Os clientes da Diversey em hotéis, hospitais, restaurantes, limpadoras, mercados de varejo e indústrias de alimentos e bebidas, contam com tecnologias de produtos de limpeza, inovações em equipamentos e serviços que ajudam a reduzir o seu impacto ambiental.

 

A tecnologia do peróxido de hidrogênio acelerado (AHP) da Diversey é um ótimo exemplo de eficácia de desinfecção, combinada com sustentabilidade ambiental. Os produtos AHP®, como o Oxivir®, protegem as pessoas de patógenos, como o novo Coronavírus, sem deixa-las expostas a produtos químicos desinfetantes nocivos, incluindo alvejantes. Os produtos AHP é excelente, quando falamos de segurança e, diferentemente dos desinfetantes tradicionais que podem deixar resíduos, o AHP se decompõe em oxigênio e água.

 

Também devemos procurar oportunidades adicionais para evitar produtos “pronto uso” e, em vez disso, usar produtos de limpeza e desinfetantes mais concentrados. À medida que os prédios comerciais, lojas, restaurantes, escolas e hotéis reabrirem, haverá necessidade de realizar significantes procedimento de limpeza profunda e desinfecção. Se pudermos evitar produtos “pronto uso” e recomendar produtos concentrados e dispensers de circuito fechado, ajudamos a reduzir o uso de embalagens. Os sistemas de controle de diluição da Diversey podem reduzir o uso de embalagens em até 98% em comparação com os de pronto uso.

Os processos também são um fator crítico para garantir que a limpeza e a desinfecção sejam realizadas com responsabilidade. A Diversey desenvolveu um processo de higienização ecológico “Protocolo Saudável de Limpeza de Alto desempenho (Healthy High Performance Cleaning –HHPC), [DGR1] que detalha como maximizar a eficiência, reduzir o desperdício e garantir a segurança. O HHPC reduz os impactos negativos da higienização na saúde dos indivíduos e no meio ambiente, e fornece um padrão para a limpeza e higiene de edifícios. O HHPC é o único sistema de limpeza certificado quando falamos de qualidade do ar em ambientes fechados.

O Dia do planeta Terra sempre foi um momento de ação e inspiração, no trabalho de encontrar colaboração e soluções para resolver os desafios ambientais globais. A pandemia global está causando o cancelamento de reuniões, encontros e eventos; mas isso não significa que não podemos nos preparar para a recuperação econômica. É essencial reconhecer que estamos juntos nisso. Assim como o mundo teve que tomar medidas para retardar a disseminação da COVID-19, todos precisaremos reconhecer nosso papel no combate as mudanças climáticas, poluição plástica e escassez de água. Quando começarmos a nos recuperar da pandemia, vamos trabalhar juntos para garantir que façamos isso de forma responsável.

 

Hoje, a Diversey reafirma o seu compromisso com o uso responsável de recursos, parcerias com clientes e inovações sustentáveis.

 

Para fazer o download do nosso relatório de sustentabilidade e saber mais sobre os compromissos da Diversey com a administração social e ambiental, acesse https://www.diversey.com/sustainability.

 


[1] https://www.nationmaster.com/country-info/stats/Economy

[2] https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/02/WGIIAR5-Chap11_FINAL.pdf

[3] https://www.euractiv.com/section/energy-environment/news/eu-leaders-back-green-transition-in-pandemic-recovery-plan/

[4] https://www.project-syndicate.org/commentary/covid19-green-deal-by-sandrine-dixson-decleve-et-al-2020-03