Como a Diversey tem enfrentado os desafios do cenário inflacionário e de alta volatilidade

Godoy
Presidente Diversey Brasil
May 24, 2022

Desde o ano passado, as indústrias têm enfrentado um cenário desafiador - além da inflação de dois dígitos no Brasil (10,06% em 2021 segundo IBGE), agora enfrentamos a crise na Ucrânia e na Rússia, trazendo desafios de transporte, matéria prima e mão de obra. 
Para podermos entender de que forma esta nova conjuntura tem impactado a Diversey, é de extrema importância sabermos como chegamos até aqui.


A nossa trajetória pode ser dividida em três períodos: um período pré-pandemia, o período de evolução da pandemia, e outro de saída da pandemia e entrada em um contexto internacional de guerra. Situações imprevisíveis e momentos complexos para nossa indústria.


Neste momento, vamos nos concentrar nos desafios do cenário atual e compartilhar um pouco de nossa experiência. 


Contexto atual: novos desafios pela frente

O maior desafio nesse momento é a inflação que estamos vivendo – a expectativa do mercado é termos uma inflação também perto de dois dígitos em 2022. É exatamente o contexto atual que nos coloca ainda mais desafios. Sabemos que essa realidade não é vivida exclusivamente pela Diversey, uma vez que vemos concorrentes e fornecedores importantes anunciando aumentos de preços publicamente no mercado. 


Para compreender como esses movimentos afetam a nossa indústria, estamos estabelecendo um diálogo com o mercado local e com as categorias de classe, através de representantes e diretores da Diversey, que fazem parte de importantes associações do setor. Assim, temos acesso à informação do mercado e o mais importante, estamos nos comunicando adequadamente com os nossos clientes. É preciso entender que estamos aqui por nosso mercado e por nossos clientes, e se não conseguirmos endereçar soluções às suas necessidades, a Diversey não estará cumprindo o seu papel. 


As limitações que sofremos na pandemia foram parte de uma conjuntura logística mundial, em especial a logística marítima, que entrou em colapso no Brasil e no mundo, atingindo o nosso segmento. Assim como o resto do mundo, não nos recuperamos desta fase, mas temos de continuar a avançar para enfrentar essa nova crise internacional.  
 


Como a guerra em um local tão distante pode afetar as operações no Brasil?

Apesar da guerra estar acontecendo na Ucrânia, estamos sendo afetados no Brasil. Isso porque, somos globalizados e estamos interconectados. Não há como fugir, por mais que se tente verticalizar, por mais que se tente ficar isento da cadeia de custo, sofreremos com o impacto da guerra  de alguma forma.


Prezamos nesse momento pela comunicação: conversar com nosso cliente, expor como estamos sendo afetados, propor soluções, seja do ponto de vista de portfólio, seja do ponto de vista de serviços ou novas tecnologias que podemos utilizar. Comunicar envolve escutar o cliente, saber até onde pode absorver o impacto e então,  para chegarmos a um limite razoável, negociado, para manter as nossas operações em pé. 
 Um exemplo claro desse impacto da infraestrutura é o fosfato, que vem sendo discutido na mídia, e que afeta diretamente nossos produtos. A matéria prima baseada no fosfato disponível em três regiões do mundo, hoje está disponível em apenas um lugar. Esse é um exemplo da crise de infraestrutura que estamos sofrendo com várias matérias-primas. Tivemos uma variação em toda a cadeia de cloro, de soda e ácidos. 

A Diversey está no meio da cadeia de suprimentos e tem o compromisso de levar soluções para os nossos clientes. Antes de resolver nossos problemas de falta de matéria prima, entregamos nossos produtos, não tivemos nenhuma ruptura no fornecimento. Me arrisco a dizer, uma vez que não recebemos situações críticas, que nenhuma sala de operação de hospital do Brasil ficou parada por falta de produtos da Diversey, nenhuma indústria de alimentos parou sua produção, nenhum hotel deixou de atender seus clientes porque não tinha produtos da Diversey.


Nesse primeiro momento, o cliente foi atendido. Em um segundo momento, tivemos de enfrentar a falta de matérias primas quando os fornecedores atuais não tinham mais para entregar, por algum problema na cadeia produtiva, e novos fornecedores com custos três a quatro vezes maiores. Tivemos produtos com aumento de preço de 400% e nos desafiamos para lidar com essa situação da melhor forma possível.  Com aumentos desse nível seria impossível manter os preços dos produtos finais. Assim, começamos conversando com o nosso cliente, primeiro mostrando a dificuldade de entregar os produtos nas mesmas condições, e depois, oferecemos alternativas.


São momentos em que não estamos mais falando simplesmente de inflação. Não se trata mais das conversas que tínhamos uma vez ao ano com nossos clientes sobre aumentos com base em índices pré-determinados, mas sim, sobre um momento de total ruptura no mercado.


A nova realidade do mercado


Nessa crise mundial, há certos aspectos importantes a aprofundar. Há uma realidade de mercado em que todos estamos inseridos e sujeitos à inflação, à escassez de algumas matérias primas ou ao aumento substancial do preço de alguns insumos. 
Temos mecanismos para prever o que virá através das suas estruturas de marketing e custeio, mas o cenário preditivo é desafiador quanto a antecipação do que pode acontecer. É um papel fundamental, esclarecer o mercado dessa maneira, para que o nosso concorrente também perceba esse movimento e não sofra o impacto que pode inclusive deixar sua operação totalmente inviável e assim prejudicar seus próprios clientes.


O que estamos tentando fazer é uma leitura real da situação, discutindo claramente com os nossos fornecedores, nossos parceiros estratégicos, tentando endereçar essa crise da melhor forma para que no final da cadeia o nosso cliente sinta o menor impacto possível.
Diálogos de reposição dos preços ou de novas tecnologias ou soluções podem acontecer a cada mês, a cada três meses, a cada seis meses. Dependerá do produto, da linha de produto, do segmento em que se está atuando. Há segmentos mais afetados e segmentos que foram afetados de forma estrutural, outros, de forma sazonal. 


A Diversey aprendeu muito nos últimos anos, e diariamente encontramos soluções e oportunidades para mitigar o problema. Melhoramos nossa agilidade no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, com novos protocolos e homologação de novos fornecedores. Temos uma velocidade muito maior, proporcionando uma resposta mais rápida ao cliente e ao mercado, sem perder a qualidade e os diferenciais da Diversey.
E seguimos trabalhando para fomentar esse período de diálogo aberto da Diversey com o cliente, com base nos princípios que norteiam a nossa relação. A Diversey sempre deixou muito claro seu grau de competitividade e sempre deixou uma abertura para que o cliente tome decisão de forma livre e isenta, idônea e que, ao final, nos escolha. 


Ao mesmo tempo, nos comprometemos a manter nossa excelência no atendimento, serviço e qualidade, pois sabemos da importância que nossos produtos têm na sociedade: proporcionar um ambiente limpo, saudável onde as pessoas possam viver suas vidas livremente e em segurança.